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Chapeamento Aeronáutico

O Chapeamento Aeronáutico é uma especialização técnica voltada à indústria específica do setor e essencial à construção da estrutura de um avião.


O conteúdo da formação de um profissional chapeador abrange:

Técnica de Rebitagem

Para quem assistiu o documentário “Titanic – A Lenda”, exibido em 2005, a técnica de rebitagem, era daquela maneira, sem mais nada para ajudar na vedação. Até nos nossos dias atuais é usada esse tipo de técnica com peças para várias utilizações. Para rebitar placas ou peças, é preciso saber que tipo de rebitagem vai ser usado, de acordo com a largura e o número de chapas, a aplicação e o número de fileiras de rebites. Ainda, será preciso fazer cálculos para adequar os rebites à espessura das chapas. Os tipos de rebitagem variam de acordo com o esforço a que serão submetidas.

Rebite cego expandível - produto com pedido de patente



Processo para rebitagem cega com tração e expansão dos rebites, rebite cego expandível e dispositivo para realização do processo de montagem de um rebite cego expandível. - PI9406596-9

Embraer restaura protótipo CBA-123 Vector


Alunos do Senai de São José dos Campos comemoram restauro do protótipo


A Embraer restaura  o protótipo da aeronave CBA-123 Vector.

O programa de restauro, que teve início em 2008

EMBRAER restaura EMB 110 Bandeirante para o MAB/SJCampos


prototipo_bandeirantes
A Embraer entregou no dia 25 de junho (quinta-feira), oficialmente, o segundo protótipo da aeronave EMB 110 Bandeirante ao Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), localizado em São José dos Campos, Estado de São Paulo. O evento faz parte das atividades comemorativas dos 40 anos da Empresa, criada em 19 de agosto de 1969. O avião, restaurado pela Embraer no ano passado, ficará exposto em caráter permanente e marca a reabertura do MAB ao público, fechado temporariamente em função da mudança de administração, reparos e revitalização do acervo.
“O sucesso do Brasil em uma indústria tão competitiva como é a indústria aeronáutica, constitui motivo de

Phenon 100 certificado pela EASA



O jato executivo Phenom 100, da categoria entry level, recebeu  o Certificado de Tipo da European Aviation Safety Agency (EASA), autoridade de aviação civil da Europa, para operações diurnas e noturnas – Regras de Vôo Visual (Visual Flight Rules – VFR) e Regras de Vôo por Instrumentos (Instrument Flight Rules – IFR), com distância de separação vertical mínima (Reduced Vertical Separation Minimum RVSM) e em condições pré-determinadas de gelo.

O Phenom 100 foi lançado pela Embraer em 2005 e é o jato executivo mais confortável da categoria entry level, acomodando