Buscador Google

Chapeamento Aeronáutico

O Chapeamento Aeronáutico é uma especialização técnica voltada à indústria específica do setor e essencial à construção da estrutura de um avião.


O conteúdo da formação de um profissional chapeador abrange:


·  Familiarização aeronáutica
·  Leitura e interpretação de desenho
·  Instrumentos básicos de medição
·  Noções de Furação
·  Tolerâncias
·  Alargadores e Rugosidades
·  Ferramentas Pneumáticas e demais acessórios
·  Instalação de Rebites Sólidos
·  Instalação de Rebites Briles
·  Instalação de Rebites Cegos
·  Instalação de Rebites Hi-Lock
·  Instalação de Rebites LockBolt
·  Instrumentos de Medição
·  Tratamento térmico de aço, alumínio e titânio
·  Tratamento de superfície
·  Noções de material composto
·  Selagem de Interface
·  Metalização
·  Torque, freno e lacre
·  Inspeção Visual
·  Montagem de Célula
·  Prática para instalação e remoção de prendedores

A Importância do Profissional em Chapeamento Aeronáutico
O Chapeador é um dos profissionais responsáveis pela elevada qualidade dos produtos colocados no mercado aeronáutico. Qualquer falha na estrutura de uma aeronave poderá levar a desastres com perdas de inestimáveis. Por isso a indústria aeronáutica desenvolveu um alto padrão técnico de fabricação. A excelência começa no desenvolvimento dos projetos e se materializa na confecção da estrutura. O processo de fabricação, que demanda mão de obra especializada e altamente técnica, concilia a confecção da fuselagem e a instalação de materiais compostos.  


Qualidade como padrão de excelência
Na aviação o conceito de qualidade não abrange apenas os materiais utilizados, mas principalmente a equipe técnica responsável pela construção da estrutura. A mão de obra aqui atua como agregador de valor ao produto final.
Foi assim que a Embraer, por exemplo, conquistou espaço no mercado internacional.


O por quê da excelência?
Uma aeronave atinge grandes velocidades e altitudes. Nessas condições de vôo sua estrutura é submetida a inúmeras forças, tais como pressão, torção, fadiga, etc., o que maximiza os riscos de acidentes em função de materiais e mão de obra inadequados. Todos esses fatores tornam imprescindível à indústria aeronáutica a manutenção da qualidade total em todas as fases de um produto. Assim vemos a importância na formação de cada profissional como fator preponderante para que o trabalho seja executado dentro das normas técnicas, exigências e parâmetros de cada projeto. - Por Wagner Cipriano



.

5 comentários:

  1. Wagner e Turma ,
    Desejamos à todos votos de Feliz Natal , com muita Paz , Saúde e Amor no coração e um FELICISSÍMO ano 2010 com HARMONIA na família , FRATERNIDADE e PROSPERIDADE .

    Fiquem com DEUS !

    Forte abraço , Helbert & Lúcia .

    ResponderExcluir
  2. Wagner

    Parabéns pela matéria.

    Abraços,
    Marcelo.

    ResponderExcluir
  3. Que a paz de Deus nosso Senhor Jesus cristo esteja com todos vcs e a sua familias e que neste Natal abençoado seja de muita paz, harmonia, paz, felicidades e principalmente amor em nossos corações!!! Mil Felicidades, abços e bjus a todos! TENHAM UM ÓTIMO NATAL E UM ÓTIMO 2010 CHEIO DE REALIZAÇÕES. aCREDITEM NOS MILAGRES DE JESUS NA SUA VIDA EM 2010!!! DENILSON.

    ResponderExcluir
  4. SILVANA(CHAPEAMENTO-SENAI)26 de janeiro de 2010 às 12:18

    OI PESSOAL! COMO ESTÃO TODO? ALGUEM TEM ALGUMA NOVIDADE COM RELAÇÃO A TRABALHO? A PROFESSORA SUELI NÃO MANDOU MAIS NENHUM E-MAIL. ESPERO QUE ESTEJAM TODO BEM. UM GRANDE ABRAÇO! SILVANA.

    ResponderExcluir